quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

PARA REFLETIR SOBRE POLÍTICA

O ANALFABETO POLÍTICO

O Pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertold Brecht

O homem é um animal político.
( Aristoteles )

· Tudo que fazemos ou deixamos de fazer é uma ação política, por tanto, não existe ninguém apolítico.

CARACTERÍSTICAS DO ELEITOR BRASILEIRO
1. O eleitor consciente - é aquele que se aprofunda na política, a analisa como ciência, vota com a razão, entende o papel do político, conhece a função do estado, sabe para que serve os três poderes, acompanha a vida dos políticos, seus compromissos, seus comportamentos, o que defendem, quais suas idéias, que modelo de sociedade econômica eles comungam. Esse eleitor vota no projeto que ele acredita e no político que se identifica com esse projeto.
2. O eleitor iludido – é aquele que vota pela aparência, pelo status social do candidato, pela promessa bem elaborada, pelo discurso bonito, pelo favor, porque um amigo pediu pra votar em alguém. Esse eleitor considera todo político igual, tanto faz votar em um como em outro. Ele diz que nunca precisou de político. Não consegue perceber que tudo em volta dele, depende da política.
3. O eleitor corrupto – é aquele que chega para o candidato vendendo o voto da família, dos amigos, dos moradores do bairro, da favela e em troca solicita dinheiro para si; ele quer se dar bem. Em troca ele quer que o candidato pague a conta da luz, do telefone, o aluguel, a prestação. Isto, quando este eleitor é pobre. O eleitor corrupto rico ou intelectual quer é uma casa, um apartamento, um carro, um caminhão, um cargo público em órgão que possa roubar.

PERFIL DO CABO ELEITORAL
· O cabo eleitoral profissional – é aquele indivíduo que não acredita nele mesmo, é sempre dependente de políticos, vive no seu ambiente fazendo promessas e oferecendo benécies, em nome do político. No processo eleitoral ele sai nos comitês ou gabinetes se oferecendo pra trabalhar, muitas vezes com uma lista de pessoas para negociar os votos delas, como se o voto pertencesse a ele. Quando fecha negócio com o político que compra votos, para assegurar esse voto prometido e negociado, ele leva as contas de luz, água, receitas e até pedido de caixão de defunto. Esse é o pior político. Porque além de tudo, ele é egoísta, inconsciente, iludido, corrupto, mentiroso e descarado.

SÓ EXISTEM DOIS MODELOS DE SOCIEDADE:
Socialista - que socializa as riquezas; onde não há ricos nem pobres, mas uma sociedade solidária.
Capitalista – que acumula capital e riqueza para poucos, enquanto que gera pobreza e miséria para muitos.

Leonardo Furtado Sampaio
Educador Popular

Nenhum comentário: