Leonardo Sampaio
Inclusão
educacional
Deve
requerer mudança
Na
concepção e prática
Com
direitos e esperança
De
escolas preparadas
Com
formação que avança.
Efetivar
o direito
À
escolarização
Inclusiva
na escola
É
uma obrigação
Das
políticas públicas
Como
alvo da educação.
Pra
falar de inclusão
No
ensino educacional
Precisa
preparação
No
campo profissional
Para
aceitação do outro
E
ter inclusão social.
Inclusão
é oportunidade
É
contrario a exclusão
É
respeito às diferenças
É
tratar com educação
Percebendo
cada lado
Pra
haver superação.
Pra
criança ser incluída
Tem
um conjunto de ações
Que
rompe o preconceito
E
oportuniza atrações
Que
a torne mais feliz
Tendo
novas vibrações.
Cada um tem o seu dom
E arte, esporte e carinho,
E um bom acompanhamento
Pode ser um bom caminho
E também estimulante
Pra não sentir-se sozinho.
Pois tem muitas variedades
Que indicam deficiência
Todas elas criam transtornos
Mas usando a consciência
E romper o preconceito
Tudo mais é ter paciência.
Tendo a crença na ciência
Fé e solidariedade
Pode até ser superado
Se tratar com igualdade
Para superar os traumas
Contraídos na sociedade.
A indiferença maltrata
Mas o respeito e a proteção
Ajudam a superar
Qualquer descriminação
E passa a ter outro olhar
De alegria e satisfação.
Por isso que toda a criança
Precisa ser respeitada
E a escola bem instruída
Sem cega nem aleijada
Respeitem a deficiência
E que seja bem tratada.
A família preparada
Transforma a deficiência
Em qualidade de vida
Elevando pra eficiência
Com artes e educação,
Promovendo boa vivência.
Toda criança especial
Depende de mais cuidado
Seja em casa com seus pais
E professor preparado
Promovendo alegria
Pra sentir-se mais amado.
É
isso que é inclusão
Tendo
o tecido social
Sendo
pouco mais sensível
Elevando
todo astral
Olhando
sempre pra vida
E
um mundo mais igual.
13/09/2018
Biblioteca Bem-Me-Quer
Escola
Bergson Gurjão Farias.
Escrevi esse cordel por solicitação do Atendimento Escolar Especializado - AEE, da Escola MEIF Bergson Gurjão Farias, para o dia da inclusão. No primeiro momento escrevi em trovas com quatro versos e posteriormente transformei em poema e agora em cordel de sextilha.
"A inclusão educacional é um direito do aluno e requer mudanças na concepção e nas práticas de gestão, de sala de aula e de formação de professores, para a efetivação do direito de todos à escolarização. No contexto das políticas públicas para o desenvolvimento inclusivo da escola se insere a organização das salas de recursos multifuncionais, com a disponibilização de recursos e de apoio pedagógico para o atendimento às especificidades dos alunos público alvo da educação especial matriculados no ensino regular."
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192
Escrevi esse cordel por solicitação do Atendimento Escolar Especializado - AEE, da Escola MEIF Bergson Gurjão Farias, para o dia da inclusão. No primeiro momento escrevi em trovas com quatro versos e posteriormente transformei em poema e agora em cordel de sextilha.
"A inclusão educacional é um direito do aluno e requer mudanças na concepção e nas práticas de gestão, de sala de aula e de formação de professores, para a efetivação do direito de todos à escolarização. No contexto das políticas públicas para o desenvolvimento inclusivo da escola se insere a organização das salas de recursos multifuncionais, com a disponibilização de recursos e de apoio pedagógico para o atendimento às especificidades dos alunos público alvo da educação especial matriculados no ensino regular."
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192
Nenhum comentário:
Postar um comentário