terça-feira, 7 de julho de 2015

Museu do Campo em Fortaleza



Li na coluna do Fábio Campos dia 21/06/2015 que o governador Camilo Santana tem intenções de vender o terreno do Parque de Exposição da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará localizado no Bairro São Gerardo, às margens do Riacho Alagadiço. Quero salientar que o dito terreno faz parte da extensão do Projeto inicial do Parque Rachel de Queiroz, onde é definido a construção de lugares de convivência da população com verde, com a natureza e oferecendo equipamentos apropriados para uma vida saudável à população de todo seu entorno.
Diante de tal intenção do Ilustríssimo Sr. Governador Camilo Santana, venho como militante do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz e educador, propor ao Governo, que destine aquele espaço do Parque de Exposição no Bairro São Gerardo, à construção de um MUSEU DO CAMPO dos Sertões do Ceará, mostrando a história do povo, das etnias com suas belezas e lutas históricas como o Caldeirão e outras. Além de mostrar as culturas que reúnem afrodescendentes, indígenas, ciganos e europeus que constituem o povo dessa terra. Será um Museu instalado nesse ambiente urbano que venha expor o passado e o presente com as novas tecnologias de sobrevivência com o Semiárido para servir de pesquisa, de visitações das Escolas e Universidades, assim como, atração turística, tornando o lado Oeste da Cidade de Fortaleza mais humanizada, mais verde, promovendo o "Bem Viver" na nossa "Casa Comum" (Laudato Si [Louvado seja] Encíclica do Papa Francisco). 
Essa Cidade precisa avançar além dos interesses de mercado, do capital, do consumismo, como diz o Papa Francisco na Encíclica, quando aborda o tema da ecologia no sentido de uma ecologia integral que vai além da ambiental, e se estende de forma mais completa visualizando o Ser, em particular os pobres e estes são bem representados no Oeste de nossa Fortaleza. Apesar dos dois monstros Shops no entorno do terreno.
Compreendendo o urbanismo nessa dimensão humanitária, que vai além dos interesses imobiliários imediatos na busca de lucros, acredito que nosso Governador Camilo como ecologista, abrace essa ideia do Museu do Campo nesse espaço urbano de nossa Capital, em um lugar que tem tudo a ver com a história dessa Cidade, no que diz respeito aos nossos Sertões.
Preservar o verde em nosso planeta, é missão de todos nós.

Leonardo Sampaio
Educador, ambientalista e pedagogo.

De: Eudoro Santana para seu filho Camilo Santana Governador do Ceará, em 05/07/2015.

Camilo
Veja a sugestão do Leonardo. Conheço o Leonardo e concordo com ele, pois você é homem ligado ao campo pela sua história. Você é o Governador do Campo e da Cidade. Examine essa idéia com carinho. Seria a possibilidade da população ter um ambiente permanente e o ano todo para frequentar. Pense nisto.

Nenhum comentário: