quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto Político Pedagógicoa na escola


A construção do Projeto Político Pedagógico - PPP, passa por muitos saberes de pessoas que integram o corpo escolar para que o pensamento individual e coletivo seja o elemento principal de interação com as ações práticas e o fazer no funcionamento da escola em todas suas dimensões pedagógicas e administrativas.
Os caminhos traçados no PPP da escola em que trabalho começou discutindo os problemas que afligem a humanidade e chegou às seguintes conclusões: “a força do mercado nas relações econômico - sociais, a inversão de valores que toma conta das sociedades ditas modernas, o problema da globalização e a rapidez da evolução tecnológica, tem como ponto negativo a distância cada vez maior entre pobres e ricos e como positivo a formação de uma consciência à nível mundial para a humanização de todo este processo. As sociedades capitalistas são as que mais produziram este quadro ao endeusarem o individualismo e consumismo. É preciso retomar valores como: solidariedade, fraternidade, justiça social, cidadania, coletividade, participação”.
Portanto o PPP é resultado de estudos, pesquisas envolvendo conjuntos de elementos que tem como base princípios de liberdade, pluralismo de ideias, valorização profissional da educação e da experiência extra-escola com práticas sociais capaz de assegurar a qualidade da ação educativa e a participação de forma democrática como preparo para o exercício da cidadania e o pleno desenvolvimento do educando. Isso permite organizar os serviços pedagógicos da instituição assegurando qualidade e eficiência do processo de ensino aprendizagem e promove a integração escola, comunidade e família.
Nessa construção permanente e continuada o PPP permite inovar e adaptar-se a novas realidades que vão se complementando nos processos de formação e capacitação dos professores/as envolvendo o debate na formulação do regimento escolar que cria regras, normas disciplinares e distribui funções para facilitar a aplicabilidade pedagógica. Nessa mesma linha segue a implementação dos projetos de estimulo a leitura e trabalhando com valores, a semana pedagógica - uma viagem pelos caminhos da aprendizagem, e encontros pedagógicos “voltados para estudos com os professores visando reorientar o seu trabalho para encontrar novos caminhos que seguem a prática pedagógica de maneira a superar os problemas que venham se apresentar”. Todos, são instrumentos que tem como finalidades avaliar, fomentar a participação, proporcionar novos saberes, de uma “filosofia de formação na perspectiva do aluno crítico, autônomo e participativo” que “busca garantir os direitos e deveres preconizados pela constituição da República Federativa do Brasil nos artigos 5º 6º e 14º, bem como os estabelecidos no estatuto da criança e do adolescente, cap IV, art 53 a 59 (anexo I), visando assim diminuir as diferenças sociais e construir uma sociedade mais humana” (PPP 2004) com princípios éticos, moral e valores onde o papel da escola cumpra com a formação de alunos e alunas e envolva-os no diálogo com o cotidiano escolar, para que esse possa tornar-se “cidadãos com capacidade de pensar e agir mediante a elaboração de conhecimento científico erudito e universal”.
O objetivo desse trabalho posto no PPP é “garantir o acesso e a permanência dos alunos na Escola a partir de uma concepção de educação voltada à prática social – humanística, científica, crítica e libertadora, que tenha como suporte a perspectiva de formação da sociedade, oferecendo conteúdos que incorporem as experiências, necessidades e expectativas dos alunos ao processo Educativo, eliminando a evasão e a repetência”.

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