TEXTOS e POESIAS

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pret@gogia no quilombo: Pedagogia de preto para preto e branco.

Geranilde Costa e Silva
geleu@superig.com.br

O município é o espaço geográfico e político onde se inicia a promoção do desenvolvimento sustentável, tendo em vista que, obrigatoriamente estes elementos passam pela educação de qualidade, inovações tecnológicas e pertença do conhecimento. Para o município alcançar este estágio, cabe à Educação investir em um projeto político pedagógico que permita avançar para um projeto político popular que leve esse conhecimento até as populações mais vulneráveis para permiti-lhes a superação da pobreza. Neste sentido, a educação dos municípios de Caucaia, Novo Oriente, Pacajus, Fortaleza e o Projeto Mova Brasil (Pólo Ceará), saem na frente, avançando na área da Pret@gogia, que é um referencial teórico metodológico construído para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. A Pret@gogia foi gestada pelas professoras Ms. Geranilde Costa e pela Dra. Sandra Petit, ambas pertencentes ao Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE), grupo ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, para desenvolver o I Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu História e Cultura Africana e dos Afrodescendentes para Formação de Professores de Quilombos (financiado pelo MEC/SECAD).

Neste Curso, Caucaia destacou-se com 04 (quatro) trabalhos científicos. Desses trabalhos dois tiveram como interesse de pesquisa Identificar a presença das Africanidades nas Brincadeiras e Brinquedos, de ontem e de hoje, em áreas quilombolas. Sendo que estes foram desenvolvidos junto aos Quilombos do Cercadão e da Serra do Juá, ambos localizados no referido município. Sendo que a primeira pesquisa foi desenvolvida pelos Professores Leonardo Sampaio e Iran Gomes e a segunda pelas Professoras Antonia Nazídia Rodrigues, Maria Mesquita Silva e Marlúcia de Freitas. Já a pesquisa desenvolvida pelas educadoras Cláudia de Oliveira, Vera Lúcia Matos e Adriana Leite, buscaram conhecer o Ser Negro para quilombolas da Serra do Juá, e as educadoras Maria Eliene Magalhães e Raimunda Nonata Santos, trataram de evidenciar seus Aprendizados e as conseqüências destes para suas práticas pedagógicas (dentro e fora da sala de aula) e também na vida pessoal.

Foi fundamental o empenho do Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Articulação Política e o Projeto MOVA-Brasil para que esse Curso pudesse chegar ao Município e envolver professoras e professores. Docentes que se tornaram heróis, não medindo esforços para conseguirem se deslocar de Caucaia até os Quilombos de Minador e Bom Sucesso (ambos localizados em Novo Oriente) e também até a Serra da Rajada (Caucaia). Esses educadores e educadoras viajaram por estradas empoeiradas carros Pau de Arara durante os fins de semana, sacrificando o descanso, o lazer e a família até conseguirem concluir com êxito finalizar seus estudos e pesquisas. Não podemos aqui deixar de dizer e também agradecer o empenho de nossas orientadoras as professoras Geranilde Costa e Sandra Petit, que foram magníficas na condução das pesquisas e na elaboração dos produtos pedagógicos (material pedagógico produzido sobre as temáticas pesquisadas e que serão entregues às comunidades, bem como as escolas desses quilombos) .

Com a formação destes educadores e educadoras os referidos municípios conseguiram dar grandes e significativos passos no sentido de garantir a Formação de Professores para o cumprimento da Lei Federal nº. 10. 639/2003, que determina o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica, nas redes públicas e particulares, em nosso país.

Caucaia, 09/06/2011



Graduada em Pedagogia (UECE). Professora da rede municipal de Fortaleza. Mestre e doutoranda em Educação, estudando acerca da Inclusão da Cultura Afro-cearense no Currículo da Educação Infantil e Ens. Fundamental I. Professora colaboradora do curso de Pedagogia das Faculdades INTA.



Pedagogo. Assessor da Secretaria de Governo e Articulação Política do município de Caucaia (Ce), professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, educador popular.


Dra. em Ciências da Educação (Paris VIII). Professora da Faculdade de Educação da UFC.

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