sábado, 22 de junho de 2013

O ESCUTA e sua dimensão histórica no mundo

O ESCUTA teve inicio em 1980 com a chegada de vários missionários e missionárias na Favela da Fumaça, ali era apenas becos, em um ambiente extremamente desumano, formado por índios Tapeba, Tremembé, Tabajara e afrodescendentes possivelmente de diversos quilombos espalhados pelo Estado do Ceará. Foi nesse ajuntamento de etnias que se formou a Fumaça e tornou-se um grande quilombo, com toda a beleza negra e sua potencialidade religiosa e cultural. Faltava a esses povos, conhecimentos de seus direitos e deveres pra juntar aos seus saberes e elevar o nível de sua organização. O grupo de missionários/as a partir da fé colaborou pra que ali se formasse a primeira organização comunitária que foi a Comunidade Eclesial de Base – CEBs da Fumaça, A CEBs percebeu que uma das dificuldades local, era o analfabetismo de crianças, adolescentes, jovens e adultos, daí é que nasce a Escolinha Frei Tito, hoje Escuta – Espaço Cultural Frei Tito de Alencar que como primeira ação, formou jovens da comunidade com o método Paulo Freire, para serem educadores, não só do alfabeto e letramento, mas principalmente da leitura crítica de mundo.
O objetivo do grupo de missionários/as era ajudar as pessoas a sair do estado de ignorância intelectual, pra começarem a perceber a vida e sua realidade, analisar as causas de suas dificuldades e ver o mundo além do seu entorno, pra agir dentro dele e transformar a realidade. Esse foi o método norteador dessa formação que parte do pensamento comunitário da Teologia da Libertação com um olhar no Cristo Libertador, confrontando com as idéias do conservadorismo religioso pentecostal e o sistema político econômico capitalista que forma mentes para o individualismo e a ambição.
Esse processo formativo se tornou em educação popular permanente dentro do Escuta e ultrapassou o limite das religiões com olhar voltado pras pessoas, para o ser humano e sua libertação, desde o corpo, a mente e o consumo, acreditando que outro mundo é possível, desde que seja criado por mentes sadias, sem a doença da morte gerada pelo capitalismo e com isso resgatar a dignidade e os sonhos, se percebendo no mundo pra buscar a utopia e os sonhos sonhados e a sonhar.
Em todo esse percurso das CEBs e o Escuta, a arte e a literatura sempre estiveram presentes com as diversas linguagens artísticas e a leitura, desde a bíblia, a teologia da libertação, aos clássicos da revolução socialista, da música popular, do teatro, a poesia e a educação popular. Por isso, esse espaço é predominantemente de formação da cidadania e profissionalização em arte educação.
Portanto, o Escuta é uma Escola de Formação em que as pessoas, desde crianças a idosos acumulam conhecimentos e agem no mundo transformando a realidade.
O Escuta talvez possa ser compreendido como ambiente modelo de formação para a construção da emancipação humana.
Essa construção passa por compromisso pessoal e coletivo.

Leonardo Sampaio

Educador e sócio fundador do Escuta.